sábado, 10 de setembro de 2016

Gravidez após a cirurgia bariátrica.

Olá galera boa tarde.  
 Bem então vamos as atualizações prometidas e como primeiro tópico: 


                           Gravidez após a cirurgia bariátrica.




 Quando fui realizar minha cirurgia e tive todo aquele problema de anemia, meu médico não queria fazer Fobi-Capella por conta da má absorção dos nutrientes, uma vez que eu já tinha anemia crônica e AINDA não tinha filhos, por tanto logo poderia engravidar e ai seria mais complicado. por este motivo foi feito a técnica Sleeve. Um mês e pouquinho depois da postagem em que eu falo que minha anemia tinha sumido,Ler aqui descobri a gestação, já estava tentando engravidar a 5 meses, porém esta meio sem esperança, e fui na Ginecologista pra fazer exames de rotina e verificar se tava tudo ok ( porque afinal eu não engravidava??) nesses exames ela pediu ultra e exames de hormônios. Fiz a ultra e não deu " nada", porem meu endométrio deu alterado pra mais grosso do que o de costume e eu estranhei, massssss achei que não era nada e fui fazer os exames de sangue, peguei o resultado era tarde da noite, estava sozinha ( esposo estava viajando no Pará à trabalho) e estranhei porque muitos exames deram alto, e ai quando fui ler a referencia, esta lá compativel com gestação de x semanas!!! aff como eu tremia, parecia que tinha uma corrente elétrica  em meu corpo, liguei pra minha irmã que ficou em choque!!! Como conseguir dormir assim?? no outro dia fiz o teste de farmácia e confirmei que estava gravidíssima!!!  Pois bem foi uma festa em família, e tudo correndo dentro do esperado, como descobri bem cedo, quando bati a primeira ultra estava com 9 semanas. Meio sem informações fui no médico Obstetra mais recomendado na minha cidade, estava muito preocupada com a reposição de vitaminas e também com a alimentação, na primeira consulta ele já me falou que eu era como qualquer outra gravida e que não tinha problemas por conta da bariátrica!! Achei mega estranho, me pediu exames de rotina pré-natal e mais nada, fiquei muito insegura! Mas ele era o mais recomendado... Por conta própria fiz exames dois meses depois e estava tudo bem, ultra ok, minha bb se desenvolvendo super bem.  Com 4 meses comecei a sentir fortes dores na lombar, digo forte mesmo!!!! parecia que entrava uma faca na minha bunda rsrsrsr!!!

 Na época trabalhava com telemarketing ( 2h pra ir/ 7h de trabalho/ 2h pra voltar) por vezes a lágrima escorria sozinha de tanta dor!!  Falei com meu médico e ele fez literalmente pouco caso do assunto!!! disse que era normal sentir dor na lombar (MAS NÃO ERA POUCA DOR !! ERA INCAPACITANTE!!!! ) fiquei com um ódio tão grande que decidi mudar de médico, no meio tempo ia a tudo quanto era tipo de ortopedista e por conta da condição de "grávida" ouvia sempre a mesma resposta: não posso fazer nada! vc não pode tomar remédio, só Paracetamol ( esse parecia bala de açúcar pra mim), pois bem, as dores persistiram até o nascimento, que não demorou muito... mas falo disso depois.  


O que quero dizer sobre gestação é o seguinte: 
Toda mulher que faz bariátrica e esta com seu órgão reprodutor saudável, pode engravidar após o período estipulado pelo seu cirurgião ( geralmente entre 1 ano e meio e 2 anos ).

Leve a sério todo pré natal.

Busque um médico em que você tenha confiança!

Tome regularmente SAGRADAMENTE AS VITAMINAS ( tanto maternas quanto de rotina de bariátrico)

Saiba que seu corpo vai exigir muito de você, que você poderá comer de hora em hora se preciso for ( aconteceu comigo).

Não acredite nas famosas frases ( quem fez bariátrica o filho nasce pequeno, de baixo peso, prematuro) isso é tão irracional !!! 

Viva cada momento da gestação, pois cada dia é uma aprendizagem, com os devidos cuidados, seu filho nascerá saudável conforme a vontade de Deus!!!! 

Bem acho que é isso, assim como com qualquer mulher as gestações são diferentes, conosco também são!! não tire sua gestação pela de ninguém, você é um indivíduo único!!!!  

Espero ter ajudado, qualquer duvida deixem comentários que responderei assim que possível!  Beijos e até o próximo post!!

2 comentários:

  1. Boa Tarde,
    Adorei sua postagem,sou gastroplatizada há 6 anos e também tive muito receio quando descobri que estava grávida,devido a má absorção de vitaminas,desenvolvimento do bebê...enfim,hoje já estou entrando no sexto mês de gestação,estou muito bem e meu baby também,graça a Deus,fui trabalhando minha cabeça e levando uma vida normal,deixando os mitos de lado,filtrando opiniões,comentários e percebo quanto estou mais forte em todos os sentidos e concordo com você Patrícia, somos seres únicos e especiais.Positividade sempre!!!!

    Bjss!!!

    ResponderExcluir